Quer conhecer Sergipe de um jeito especial e através de seus moradores?


Para depois do XI CBA preparamos uma programação com quatro roteiros surpreendentes, em parceria com comunidades tradicionais sergipanas que priorizam a vivência dos modos de vida locais e atividades como banhos de rio, trilhas na mata, culinária regional.

As comunidades são as responsáveis por coordenar as atividades, preparar as refeições e hospedar os visitantes, sendo remuneradas por todos os serviços e com geração de grande impacto socioeconômico e ambiental para os moradores, esse modelo de desenvolvimento do turismo se chama Turismo de Base Comunitária.

Os roteiros prometem ser viagens transformadoras e inesquecíveis, conheça um deles:


Roteiro “Rota das Dandaras”

Esse roteiro é uma iniciativa de um grupo de mulheres quilombolas, residentes no Quilombo Santa Cruz, área rural do município de Brejo Grande, localizado no litoral norte de Sergipe.

O Quilombo possui uma mata de grande valor para os residentes e está situado bem próximo à Foz do Rio São Francisco, o que faz com que o modo de vida local seja fortemente marcado pela relação com a mata e as espécies vegetais utilizadas na alimentação, nas bebidas, nos doces e nos remédios, com as roças, com o rio e os recursos naturais relacionados.

O viajante vai fazer trilha, visitar locais de produção agroecológica, assistir apresentação de Maracatu, visitar fábrica de óleo de coco, tomar banho no rio São Francisco, conversar com os mais velhos, saborear gastronomia local e vai conhecer a forma de organização comunitária dessas mulheres, que com certeza é um ponto forte e encantador desse roteiro.

Quando = 08 e 09/11

Duração = 2 dias

Valor = 367,00


As opções de pacotes e roteiros turísticos estão disponíveis AQUI.

Confira horário e local de apresentação dos trabalhos científicos

Acesse AQUI os arquivos organizados de acordo com o dia e o horário das apresentações!

É com alegria que comunicamos que a lista dos trabalhos científicos aprovados para o Espaço ‘Tapiris de Saberes’, com horário e local de cada apresentação, já está disponível e pode ser acessada aqui. Os arquivos estão organizados de acordo com o dia e o horário das apresentações.

Entre resumos expandidos e relatos de experiências técnicas e populares, foram recebidos, pela Comissão Técnico Científica do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), 2.800 trabalhos.
Todos serão apresentados nos “Tapiris de Saberes”, ambiente de diálogo cuja proposta é garantir a Ecologia de Saberes, lema do XI CBA. A proposta é que todos os resumos acadêmicos, relatos de experiências populares e técnicos, incluindo aqueles em formato de vídeo, estejam em diálogo a partir de diferentes linguagens e olhares.

Cada Tapiri terá duração de duas horas, com a apresentação de 8 trabalhos, onde cada participante terá 10 minutos para exposição. O tempo restante será destinado ao diálogo entre as experiências apresentadas.

Os participantes podem ficar livres para escolher a forma que irão apresentar seus trabalhos, sendo inteiramente responsáveis pelos materiais necessários para a apresentação.

Para quem vai apresentar banner, não existe um modelo gráfico a ser seguido, apenas a sugestão de medida de 0,80m x 1,20m. Cada participante pode criar o seu modelo de banner, seguindo essa medida. Essa e outras orientações gerais para as apresentações dos trabalhos estão detalhadas aqui.

Espaço Ciranda Infantil divulga informações para famílias que irão levar crianças e solicita apoio para doação e empréstimo de materiais

De pequenina a grandão,
Venham todxs se ajuntar
é só abrir aquele sorrisão,
pra brincadeira começar.
Tem criança de cabelo branco e bigode
dizem que com essas ninguém pode.
E há aquelas quietas
que com olho grande tudo pega.
Tem ainda as espuleta
que ninguém pega na carreira.
Já deu pra sentir
que alegria não vai faltar
Criança grande e pequena
vamos todxs se encontrar.
Cirandeiras fiquem espertas,
juntem logo mãos com mãos
formando essa roda
cantando nossa canção,
O Canto de União.

Faltam poucos dias para o XI CBA e o Espaço Ciranda Infantil, destinado à partilha de saberes entre crianças e adultos, já está nos últimos ajustes de organização. O espaço estará aberto durante os quatro dias de congresso com o propósito de construir junto com as famílias e as crianças uma relação de conhecimento, respeito e reverência à natureza através de atividades lúdicas.

Os horários da programação da Ciranda Infantil foram pensados carinhosamente em respeito ao movimento do sol. As atividades acontecerão de 4 a 7 de novembro, diariamente das 8h30 às 17h, com intervalo para almoço das 12h às 14h.

Ao longo da semana o espaço terá na programação rodas de conversas, exposições e oficinas que dialogarão com os eixos temáticos do XI CBA, cujo lema é “Ecologia de Saberes”. Na partilha dessa Ciranda, também estarão presentes alunas/os e professoras/es de escolas públicas, tecendo sonhos e compartilhando conhecimentos em comunidade.

Para você que também vai trazer sua criança para participar da Ciranda Infantil, fique atenta/o às informações abaixo:

- O espaço não se responsabilizará pelo lanche das crianças, sendo este de responsabilidade das famílias;
- Cada criança deve trazer uma mochila com seus pertences básicos identificados, tais como: Roupas limpas, roupas de banho, toalha, repelente, protetor solar, chapéu/boné;
- Evite trazer brinquedos.

Doação e empréstimo de materiais

Em meio a este cenário financeiro desafiador pelo qual passamos, seguimos no imenso desafio de garantir que o espaço da Ciranda fique belo, aconchegante, mantendo a simplicidade da natureza que nos rodeia e o conforto do lar.

Por isso, a equipe da Ciranda pede apoio para a criação e ornamentação coletiva, através de empréstimo e/ou doação de materiais. Ressaltamos que cada item será nomeado com os respectivos responsáveis e o contato para devolução posterior ao evento. Confira aqui a lista de materiais dos quais precisamos para tornar esse sonho real e fortaleça essa contribuição. Toda a equipe da ciranda agradece essa força coletiva! Juntxs os sonhos se tornam reais!

Comissão Organizadora do XI CBA divulga informações sobre acampamento para estudantes



Entramos na contagem regressiva para o XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA)! Entre os dias 4 a 7 de novembro de 2019, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Campus São Cristóvão - receberá milhares de estudantes, agricultoras/es, representantes de povos e comunidades tradicionais, professoras/es, pesquisadoras/es de todo o Brasil e de outros países da América Latina.

Ciente dos desafios financeiros enfrentados por todas e todos, principalmente por estudantes no atual contexto político e econômico, e diante da impossibilidade de garantir acampamento na UFS, a Comissão Organizadora do XI CBA, em parceria com o Governo do Estado de Sergipe viabilizará um acampamento para hospedar estudantes que participarão do Congresso e que fizeram a pré-inscrição (já encerrada) para o alojamento, conforme disponibilizado no site do congresso.

Trata-se do Complexo Cultural - Casa de Forró e Barracão Cultural O Gonzagão (Forró do Gonzagão) que fica localizado na Av. José Carlos Silva, 2296, no bairro São Conrado, em Aracaju. A localização do Forró do Gonzagão pode ser acessada aqui



O espaço receberá as/os estudantes a partir do dia 03/11 (domingo) e deverá ser liberado até a manhã do dia 08/11 (sexta-feira). As e os estudantes que realizaram a pré-inscrição até a data apontada no edital deverão retirar a fita de identificação do acampamento no local de credenciamento do Congresso. Essa fita será o acesso diário ao acampamento. Caso tenha dúvidas sobre o acampamento, escreva para aldeia.cba2019@gmail.com

O espaço é simples, acomodando a quantidade de pessoas selecionadas com conforto. Possui duchas e sanitários individuais e, para permitir o melhor suporte no espaço, serão disponibilizados sanitários químicos e duchas coletivas.

Próximo ao local, existem três quiosques que vendem lanches a preços populares e, ao lado do Gonzagão, há um mercado público que comercializa frutas e verduras oriundas da agricultura familiar e camponesa.

A Comissão Organizadora segue buscando a viabilização de ônibus para fazer o traslado dos estudantes até a universidade. No entanto, solicitamos o apoio das delegações que vierem de ônibus, no sentido de garantirem o próprio deslocamento até a UFS, Campus São Cristóvão, onde será realizado o Congresso.


Sugestão de acampamento e alojamento

No intuito de apoiar a chegada de quem virá a Sergipe, a Comissão sugere outra possibilidade de hospedagem com preço popular. Ressaltamos que não temos nenhuma responsabilidade na contratação do serviço e todas as dúvidas deverão ser tiradas com os responsáveis pelo local.

Aprisco do Carneirinho: a 13km da UFS, aceita barracas e também oferece alojamento com camas e colchões. Devido a localização (veja aqui) é ideal para grupos que possuem transporte próprio (ônibus, van ou carro) e possui estacionamento gratuito para hóspedes.

As pessoas interessadas deverão preencher o formulário e entrar em contato com o responsável diretamente por telefone. O formulário do acampamento está disponível aqui e o Formulário do Alojamento aqui. O preenchimento não garante a vaga. Depois de enviar o formulário, as interessadas e interessados deverão entrar em contato com a gerência do espaço - Contato do Aprisco do Carneirinho: (079) 99969-4411 (Thiago).

Terreiro da Inovação Camponesa, vem junto “terreirar” com a gente!!!


Para o mundo melhorar

Venha! Chegue mostrando

Com o mundo dialogando

Venham compartilhar

Nosso saber espalhar

Todas nossas criações

Bebidas nas tradições

Já se sente a emoção

Venha fazer inscrição

No terreiro de inovações

Daniela Bento



Agricultoras e agricultores familiares e urbanos, assentados e assentadas da reforma agrária, indígenas, quilombolas, povos e comunidades tradicionais poderão partilhar suas experiências no Terreiro da Inovação Camponesa, uma das novidades metodológicas deste XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), que acontecerá em Aracaju/SE, de 04 a 07 de novembro.

O convite feito pela organização do Congresso é para que esses sujeitos, produtores de alimentos e conhecimentos, levem para o CBA suas inovações para partilhar no Terreiro. Para isso, quem desejar apresentar suas experiências deve enviar a ficha de inscrição para os e-mails dos responsáveis pelo espaço (bio.cdjbc@gmail.com, daniela.sasac@gmail.com, desejo_demulher@hotmail.com), mas também é possível se inscrever durante os dias do Congresso.


“É melhor que as inscrições sejam feitas previamente, para que a equipe responsável pelo espaço possa organizar melhor as apresentações ao longo dos dias e dar mais suporte a quem vai expor suas experiências”, esclarece João Alexandre, um dos organizadores do Terreiro. “Mas, o mais importante é participar e se preparar, levando material necessário para apresentar as inovações. Não ter feito a inscrição prévia não impede que o agricultor ou a agricultora chegue lá na hora e possa fazer sua apresentação, participar da partilha dos outros companheiros e companheiras”, destaca João Alexandre. As apresentações podem ser feitas com banners, maquetes, fotografias, vídeos e outras formas e suportes. Também é possível levar os equipamentos desenvolvidos, se for essa a inovação a ser apresentada.

As atividades do Terreiro começam partir do segundo dia (5) e seguem até o final do Congresso (7), sempre das 10h às 12h. No último dia, fechando a programação desse espaço, haverá o Encontro de Agricultoras e Agricultores Experimentadores, onde será discutido, dentro de um congresso acadêmico, o papel desses sujeitos na construção de conhecimentos e de soluções inovadoras para problemas vividos em suas localidades.Na programação do XI CBA, o Terreiro é definido como “um ambiente de expressão de saberes populares centrais na construção da agroecologia que compartilha as inovações protagonizadas por agricultores e agricultoras em interação com o universo científico-acadêmico”. As trocas de saberes proporcionadas por esse espaço podem dar “um salto de qualidade na reflexão sobre as formas de construção do conhecimento através da ecologia da saberes”, acredita Paulo Petersen, vice-presidente da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), que promove o CBA, e integrante do núcleo executivo da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA).

O Terreiro é uma iniciativa inspirada em experiências da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e tem por objetivo dar visibilidade à capacidade de agricultores e agricultoras, povos e comunidades tradicionais, quilombolas, indígenas, de acharem soluções para os problemas que vivem no seu cotidiano. As inovações são diversas, como tecnológicas, formas organizativas, gestão de bens comuns, baseadas em uso dos recursos locais e na capacidade de cooperação, própria dessas populações.

O Terreiro dialoga com o conjunto de atividades propostas para essa 11ª edição do CBA, cuja metodologia é inspirada nas proposições das pedagogias do Território e Griô e que traz como lema Ecologia de Saberes, Cultura, Arte, Ciência na Democratização dos Sistemas Agroalimentares. “Esse lema toca na relação agroecologia e democracia da mesma forma como o IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), realizado ano passado, tocou. É um momento superimportante de enfatizar, mais uma vez, a agroecologia como enfoque para a democratização da sociedade, ao mesmo tempo, evidenciar a importância da democracia para a construção da agroecologia”, conclui Petersen. Para escutar a entrevista completa sobre o Terreiro das Inovações Camponesas acesse o site da ANA ou clique aqui.

Conheça as propostas de comercialização aprovadas para a “Feira de Saberes e Sabores”


Com imensa alegria comunicamos que 80 propostas foram aprovadas para o exercício comercial de três categorias de produtos: cultivos (in natura); alimentação; e artesanatos.

As bancas da Feira serão preenchidas diferentes cores, cheiros e saberes de nosso povo. Teremos bancas com produtos de ginecologia e medicina natural, cosméticos naturais, doces artesanais, mel, artesanatos indígena, mudas e material de cultivo de plantas, entre vários outros.

A lista completa das/dos selecionadas/os pode ser conferida aqui

O XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) acontece de 4 a 7 de novembro, na Universidade Federal de Sergipe – Campus São Cristóvão, e tem um fluxo esperado de 4 mil participantes.

A Feira de Saberes e Sabores é um dos Ambientes Permanentes do XI CBA e tem como objetivo promover a comercialização de produtos e alimentos artesanais, empoderando pequenas/os produtoras/es locais e fortalecendo a economia solidária.

Participe. Divulgue. Fortaleça também essa construção coletiva.

Turismo de Base Comunitária: Conheça a cultura e o modo de vida local de Sergipe


Quem está vindo para o XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), terá a oportunidade também de conhecer melhor o Estado de Sergipe, com seus biomas e cultura locais, os povos tradicionais da região, marisqueiras e quilombolas, visitar iniciativas de SAF’s (Sistemas Agroflorestais), aprender com produtores rurais locais e ainda banhar-se nas águas do Rio São Francisco.

Para vivenciar uma experiência diferente em alguma comunidade tradicional sergipana, pode aderir a um dos pacotes de Turismo de Base Comunitária (TBC), preparada com carinho, para o período pós evento.

O XI CBA acontece de 4 a 7 de novembro, na Universidade Federal de Sergipe - Campus UFS. Os roteiros de turismo acontecem pós evento, dias 8 e 9 novembro.

A comercialização dos pacotes vai até o dia 05/11, mas fique atenta/o, porque as vagas são limitadas. O objetivo da venda é destacar o protagonismo dessas comunidades a partir do turismo de sua localidade, gerando renda com respeito à natureza, à cultura e ao modo de vida local.

As opções de pacotes e roteiros turísticos estão disponíveis aqui. Todas as opções incluem: transporte, refeições principais e pequenos lanches, as trilhas e vivências nos espaços comunitários, guia de turismo, condutor local e seguro viagem.


Laços de solidariedade constróem o XI CBA



Neste momento de inúmeros retrocessos políticos e individualismo exacerbado, o que nos move é a construção coletiva de um mundo onde outras possibilidades se apresentam cada vez mais fortes. Não haveria como ser diferente com o resultado da seleção da Hospedagem Solidária, com o qual ficamos surpresas/os e muito gratas/os.

Na primeira rodada de seleção para a hospedagem solidária, foi possível contemplar todas as pessoas que irão apresentar trabalho e que não possuem vínculo trabalhista ou bolsa. Também conseguimos contemplar famílias com crianças pequenas e/ou que são agricultoras/es.

Celebramos este momento e agradecemos às famílias anfitriãs pelos laços de solidariedade.

Um e-mail foi enviado a todas as pessoas que foram selecionadas, para que possam entrar em contato com as famílias anfitriãs. Lembramos que a seleção não garante inscrição no congresso, alimentação ou transporte. Apenas a hospedagem. 

Se você tiver alguma dúvida, por favor, escreva uma mensagem para aldeia.cba2019@gmail.com com o assunto HOSPEDAGEM SOLIDÁRIA.

As inscrições para participar do edital já foram encerradas. Caso haja desistência, daremos prioridade de vaga para candidatas/os que têm criança, são agricultoras/es e/ou integrantes de comunidades tradicionais.

Venha construir com a gente a Cobertura Colaborativa do XI CBA



Somente o diálogo, 
que implica um pensar crítico,
 é capaz, também, de gerá-lo.
Sem ele não há comunicação 
e sem esta não há verdadeira educação.
(Paulo Freire em “Pedagogia do Oprimido”, 1968)


Comunicação é diálogo, é ecologia de saberes. Por isso, queremos nos juntar a você, à sua narrativa e à sua maneira de “pronunciar o mundo” para construirmos dialogicamente a Cobertura Colaborativa do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA).

Ele começa daqui a 21 dias, acontecendo entre 4 e 7 de novembro, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus São Cristóvão. A expectativa é de 3 a 4 mil pessoas circulando em diferentes espaços durante os quatro dias de congresso. A partir da agroecologia, os espaços estarão produzindo e dialogando com inúmeros saberes. Mulheres e homens simples, pesquisadoras/es, juventudes e crianças estarão partilhando experiências, resgatando ancestralidades e se articulando enquanto projeto de sociedade agroecológica. 

Registrar e comunicar esse rico e potente território agroecológico, tecido a partir de tantas e plurais narrativas, é o convite da Comissão de Comunicação, Cultura e Arte do XI CBA.

Se puder contribuir com este processo de forma voluntária, escreva para cobertura.cba@gmail.com com o assunto “COBERTURA COLABORATIVA”, contando como poderia apoiar - seja através de foto, texto, vídeo ou outra linguagem. Gostaríamos de conhecer aquelas e aqueles que, assim como nós, acreditam em uma comunicação afetiva, a partir dos territórios e suas experiências.

As redes são construídas com os pés no chão e a presença física seguindo até as linhas invisíveis do mundo digital. Por isso, mesmo se não puder ir ao congresso, mas existir a possibilidade de contribuir de outras maneiras, nos escreva.

Quer juntar-se à equipe do XI CBA e se somar na realização desse encontro?


No início de novembro a Universidade Federal de Sergipe (UFS) vai acolher milhares de pessoas de todo o país, entre representantes de povos e comunidades tradicionais, estudantes, pesquisadoras/es, professoras/es e movimentos sociais do campo e da cidade. A partir do lema “Ecologia de saberes: Ciência, Cultura e Arte na Democratização dos Sistemas Agroalimentares”, o XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) culminará entre os dias 4 e 7 de novembro de 2019.

Se você gosta de trabalhar em grupo, tem experiência com o meio rural, é responsável, proativa/o e se comunica bem, tem até o dia 23/10 para se inscrever como voluntária/o no congresso, que será realizado na Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus São Cristóvão.

É possível apoiar nas seguintes áreas do Congresso: Secretaria, Segurança, Transporte, Hospedagem e Acampamento, Alimentação, Feira da Agrobiodiversidade, Feira de Saberes e Sabores, Ciranda Infantil, Terreiro de Inovações Camponesas, Espaço de Cuidados “Dona Chica”, Gestão de Resíduos, Comunicação e Cobertura Colaborativa, Apresentação de Trabalhos, Conferências, Plenárias e Rodas de Conversa, Ambientação (decoração), Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FICAECO), e Festival de Arte e Cultura.

Quem se voluntariar deverá contribuir com o Congresso por aproximadamente 4 (quatro) horas diárias e terá direito a certificado de participação. Para participar, basta seguir os passos abaixo:
  1. Faça a sua inscrição pela plataforma https://www.eventweb.com.br/xicba/home-event/ , e, ao final, não gere o boleto;
  2. Guarde o seu número de inscrição, ele deverá ser incluído no formulário de cadastramento;
  3. Preencha o formulário online disponível aqui;
  4. Após o processo de seleção, as pessoas que receberem a confirmação de participação terão a isenção da inscrição no congresso.
Mas fique atenta/o! A inscrição não garante que você será selecionada/o. Dois critérios serão avaliados: se você possui disponibilidade para participar plenamente da integração com a Comissão Organizadora no dia 01/11, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus São Cristóvão; e se possui disponibilidade de tempo para participar integralmente do congresso no período de 4 a 7 de novembro, contribuindo nas atividades.

O resultado, com a lista das pessoas selecionadas, será divulgado no dia 28/10 em nosso site: www.cbagroecologia.org.br.

XI CBA: Chamada para Lançamento de Livros



Gostaria que sua obra fosse lançada durante o XI Congresso Brasileiro de Agroecologia? Convidamos a todas e todos que tenham interesse em participar e construir conosco.

Um dos momentos de partilha de saberes do XI CBA acontecerá durante as sessões de “Lançamentos de Livros”, oportunidade de prestigiar as pessoas e suas obras que resistem com a força da comunicação e da agroecologia.

A menos de um mês da realização do XI CBA, a Comissão Organizadora já celebra o fortalecimento dos processos coletivos nos territórios e a firmeza dos princípios que guiam os passos. Seguindo o lema do Congresso - “Ecologia de Saberes: Ciência, Cultura e Arte na Democratização dos Sistemas Agroalimentares” -, cada ambiente vem sendo pensado de maneira a garantir as trocas, experiências e intercâmbios entre nós.

Para que sua obra esteja na sessão de “Lançamento de livros” do XI CBA, basta enviar um e-mail para metodologiacba2019@gmail.com, com o título LANÇAMENTO DE LIVROS e as seguintes informações:

1. Nome das/os autoras/es;
2. Editora;
3. Ano;
4. Número de Páginas;
5. Resumo 700 caracteres;
6. Imagem da capa em boa resolução;

90% da alimentação fornecida no XI CBA virá da agricultura familiar camponesa



“Aprendendo a respeitar
A natureza e a ecologia
Protegendo o meio ambiente
Sem qualquer demagogia
Vamos ter comida limpa
Isso é agroecologia!”

Ivanildo Franco



No Espaço Território da Alimentação, no XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), uma rede de cerca de 40 famílias sergipanas de agricultoras e agricultores camponeses fornecerá nove
toneladas de alimentos que serão utilizados na preparação dos cafés da manhã, almoços e jantares ofertados durante os 4 dias do CBA, realizado de 4 a 7 de novembro, na Universidade Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão.

Para compor um cardápio nutricionalmente equilibrado, as/os agricultoras/es fornecerão ovos, queijo, leite, feijão, arroz, hortaliças, verduras, carnes, entre outros. O cardápio, que também contará com
opção vegana, foi pensado depois do levantamento do que é produzido pela agricultura familiar camponesa sergipana, junto às famílias fornecedoras. O preço de venda dos alimentos foi definido de maneira coletiva pelas próprias famílias agricultoras, integrantes da rede de produção e fornecimento.

Em torno de 50% dessas refeições serão comercializadas. Os outros 50% das refeições serão destinadas às pessoas voluntárias e convidadas, com direcionamento especial às agricultoras e aos agricultores que estarão participando do congresso. A opção vegana ocupará 30% das refeições, desmistificando a ideia de que é preciso abrir mão dos aspectos culturais quando se opta pela alimentação vegana.



Pacotes de alimentação

As refeições estão disponíveis apenas para aquelas/es que se inscreverem no congresso. As pessoas interessadas podem escolher entre três opções de pacote, disponíveis logo abaixo.

Para quem já garantiu a inscrição, basta acessar a área de participante no sistema de inscrição (www.eventweb.com.br/xicba/home-event/) e clicar no botão Adicionar/Editar atividades. O boleto referente será gerado e o pagamento deve ser efetuado após um dia útil, conforme procedimento estabelecido para o pagamento da taxa de inscrição. No caso das pessoas que ainda irão se inscrever, será gerado apenas um boleto incluindo o valor da inscrição e o do pacote escolhido.

Pacote 1: 1 Refeição diária - Almoço (4 dias) - valor para venda antecipada pela internet (desconto de 10%) - R$ 90,00

Pacote 2: 2 Refeições diárias - Almoço e Jantar (4 dias) - valor para venda antecipada (desconto de 12,5%) = R$ 140,00

Pacote 3: 3 Refeições diárias - Café da Manhã, Almoço e Jantar (4 dias) - valor para venda antecipada pela internet (desconto de 15%) = R$ 170,00


Soberania Alimentar

Soberania alimentar é poder escolher e saber de onde vem o alimento que vai à mesa e por quem ele foi produzido. A ação de envolver uma rede de famílias agricultoras no fornecimento de alimentos demonstra que outra lógica de consumo é possível, com valorização da cultura, da produção local, com criação de novos mercados.

O fortalecimento da agricultura familiar camponesa é um movimento de resistência, essencial para a luta contra o envenenamento dos alimentos através do uso de agrotóxicos. Movimento necessário para garantia de sustentabilidade, saúde e autonomia.






Confira a lista dos filmes selecionados no Festival Internacional de Cinema Agroecológico – FICAECO 2019


Dos 81 filmes inscritos para o Festival Internacional de Cinema Agroecológico – FICAECO 2019, foram selecionados 28 para a Mostra Principal. Desses, três estão inclusos na categoria longa-metragem, três na média-metragem, e 22 curtas. Entre os selecionados, 11 são produções da região nordeste - sendo 2 de Sergipe -, seis do sudeste, três do centro-oeste, cinco do sul, uma da região norte e duas internacionais. 

A proposta do FICAECO 2019 é dialogar sobre diferentes questões que envolvem a agroecologia, através do cinema. Por isso, para a Mostra Principal foram selecionados filmes que fomentam a valorização da cultura tradicional camponesa, discutem a temática dos agrotóxicos e transgênicos, o acesso à terra, as mudanças climáticas, sociais e culturais, entre outros. Confira a lista dos selecionados aqui.

O Festival faz parte da programação do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia(CBA), e acontece entre os dias 05 a 07 de novembro de 2019, no Cine Teatro UFS - Campus São Cristóvão, da Universidade Federal de Sergipe. Todas as sessões serão exibidas gratuitamente.

De Olho nos Prazos do XI CBA







Trabalho aprovado?

Mochila arrumada?

Passagem garantida?

Tudo pronto para chegar em Sergipe?












Em contagem regressiva, estamos a menos de um mês para o XI CBA. Com a proximidade do congresso, muitos processos acontecendo ao mesmo tempo. Por isso, para apoiar em nossa organização coletiva, reunimos abaixo os principais links de editais abertos e com prazo de término chegando. Dá uma olhada, confere se está tudo certo e qualquer coisa entra em contato com a gente. Seguimos em parceria e solidariedade construindo este CBA, que será popular, plural e diverso!


Feira de Saberes e Sabores - edital aberto até 13/10, leia matéria completa aqui.

A feira é um dos Ambientes Permanentes do XI CBA e tem como objetivo promover a comercialização de alimentos, bebidas, artesanatos e da medicina natural, mudas e materiais para cultivo de plantas, além de ser também o palco de atividades artístico-culturais e rodas de conversas.


2º lote de inscrições - até 15/10, leia matéria completa aqui.

Abertas no final do mês de junho, as inscrições têm três valores e períodos de contribuição diferentes dentro das categorias do congresso. É importante ressaltar que, quem submeteu trabalho, em texto ou vídeo, deve efetuar a conclusão da inscrição.

Quaisquer dúvidas relacionadas ao sistema de inscrições podem ser esclarecidas através do e-mail inscreva.secba2019@gmail.com


Hospedagem solidária - famílias podem se cadastrar como anfitriãs até 20/10, leia matéria completa aqui.

O chamado tem como objetivo estimular os laços de solidariedade típicos da construção agroecológica. Assim, as pessoas/famílias que moram em Aracaju ou em São Cristóvão e que desejarem ser anfitriãs/ões de um/uma ou mais participantes do XI CBA, têm até o dia 20 de outubro para se inscrever, acessando o edital no site do congresso e preenchendo o formulário.


Espaço de Cuidados Dona Chica - terapeutas voluntárias/os podem se inscrever até 28/10 , leia matéria completa aqui.

Partindo do diálogo entre agroecologia e promoção da saúde por meio das Práticas Integrativas e Complementares (PICs), procuramos terapeutas para atuar de maneira voluntária durante o XI CBA. O Espaço de Cuidados ‘Dona Chica’ é uma homenagem a Francisca Pereira da Silva, maranhense que reside há muitos anos em Cristinápolis/SE, realizando trabalhos como parteira e rezadeira. Desde 1969, quando trouxe a primeira criança nos braços, já foram realizados 669 partos.


Espaço Ciranda Infantil - cadastro de crianças vai até 31/10, leia matéria completa aqui.

Aprender sobre a natureza brincando. Este é o convite do Espaço Ciranda Infantil, que vai acolher as pequenas e pequenos enquanto as famílias participam dos outros espaços do congresso. Acolhendo as crianças, acolhemos também as famílias e tornamos o ambiente melhor para todas e todos. Além de aprender muito com elas! Como processo preparatório, uma turma muito animada já realizou duas oficinas para construir os brinquedos da ciranda com bambu, de forma lúdica e participativa. Você, sua criança e toda sua família é mais que bem vinda no CBA!

Vem para o XI CBA em Sergipe? Confira as possibilidades de hospedagem

Falta pouco menos de um mês para a culminância do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA).  Grupos de estudantes, professores/as, pesquisadores/as, povos e comunidades tradicionais de diferentes estados do Brasil já se mobilizam para garantir uma estadia tranquila e segura em Sergipe, mesmo diante do atual contexto de cortes de recursos que afetou muitos setores, inclusive a organização do congresso. Atenta às mobilizações, a Comissão Organizadora segue em diálogo com o Poder Público e instituições parceiras para garantir espaços disponíveis para abrigar e acolher os/as participantes do CBA

Para que a Comissão Local possa garantir a devida estrutura e logística de acampamento e hospedagem solidária, é necessário ter conhecimento sobre a  demanda. Por isso, se você deseja acampar ou se hospedar em alguma residência durante o Congresso, preencha um dos formulários abaixo até o dia 15/10, de acordo com a opção escolhida.

Hotéis e pousadas

Para quem deseja se hospedar em algum hotel ou pousada, existe a possibilidade de aderir a algum dos vários pacotes, que incluem passagens aéreas e hospedagens em Aracaju (SE), apresentados pela Propagtur Viagens e Turismo através de parceria realizada com a Comissão Organizadora do XI CBA. Confira aqui os pacotes preparados pela Propagtur para os diversos bolsos e condições.

Acampamento

Quem preferir ficar no acampamento deve preencher o formulário disponível aqui. É importante destacar que o preenchimento do formulário não garante a disponibilidade de vaga(s) em uma das possibilidades de hospedagem, mas auxilia na mobilização de esforços de todos/as os/as envolvidos/as na busca de informações que permitam o acolhimento de todos/as durante o período de realização do congresso. 

Hospedagem Solidária

Caso você deseje se hospedar na residência de alguma família anfitriã durante o XI CBA, preencha o formulário da Hospedagem Solidária aqui

Uma grande rede de pessoas amigas da Rede Sergipana de Agroecologia (Resea), da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Instituto Federal de Sergipe (IFS) foi mobilizada pela Comissão Organizadora para serem as Famílias Anfitriãs no XI CBA, acolhendo participantes do Congresso.

Até o momento, o maior número de moradias ofertadas concentra-se na região dos bairros de Atalaia e Areia Branca, um pouco distantes da UFS - Campus São Cristóvão. Com isso, sugerimos que as pessoas que se candidatarem a hóspedes sejam grupos que disponham de transporte para o deslocamento até o local do Congresso. Por outro lado, a Comissão Organizadora segue firme nos diálogos para buscar mais opções de estadia oferecida por hospedagem solidária. 
É importante destacar que as possibilidades de estadia em acampamento e hospedagem solidária são voltadas a um público que, no momento, não apresenta condições financeiras de arcar com hotéis, pousadas e/ou aluguel de casas para estadia durante o XI CBA.  Ao final desse levantamento,caso seja identificada a possibilidade de atender à sua demanda de hospedagem, a Comissão Organizadora entrará em contato.

Espaço Ciranda Infantil do XI CBA acolhe cadastro para crianças participarem

"Essa ciranda não é minha só, ela é de todos nós" 
(Lia de Itamaracá)

Aprender sobre a natureza brincando é o convite do Espaço Ciranda Infantil para todas as crianças durante o XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), que acontece de 4 a 7 de novembro de 2019, na Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Campus São Cristóvão.
Para que as pequeninas e pequeninos participem, as famílias precisam efetuar o cadastro. Para isso, é necessário baixar o formulário disponível aqui, e o Termo de Responsabilidade aqui, preenchê-los e enviá-los para o e-mail cirandacriativa.cba2019@gmail.com, com o assunto “CADASTRO DE CRIANÇAS NO ESPAÇO CIRANDA INFANTIL”. O prazo de inscrição é até o dia 31 de outubro de 2019. 
A proposta da Ciranda Infantil, no XI CBA, é construir espaços que exercitem a Ecologia de saberes - lema do congresso - de forma lúdica entre crianças e adultos, estimulando o aprendizado e a prática de ações sustentáveis por meio da brincadeira. O preenchimento do cadastro é essencial para que possamos dimensionar as necessidades e acolher, de maneira cuidadosa e atenta, as pequenas e os pequenos.

XI CBA: Comissão Organizadora divulga orientações para apresentação de trabalhos

Entre resumos expandidos e relatos de experiências técnicas e populares, foram recebidos, pela Comissão Técnico Científica do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), 2.800 trabalhos. Todos serão apresentados nos “Tapiris de Saberes”, ambiente de diálogo cuja proposta é garantir a Ecologia de Saberes, lema do congresso. A proposta é que todos os resumos acadêmicos, relatos de experiências populares e técnicos, incluindo aqueles em formato de vídeo, estejam em diálogo a partir de diferentes linguagens e olhares.


Cada Tapiri terá duração de duas horas, com a apresentação de 8 trabalhos, onde cada participante terá 10 minutos para exposição. O tempo restante será destinado à interação e ao diálogo entre as experiências apresentadas. A duração do espaço tem o objetivo de conciliar, de maneira justa, o tempo de apresentação com as trocas de experiências.

Outra novidade, no XI CBA, é que o participante poderá escolher a forma que irá apresentar seu trabalho, sendo inteiramente responsável pelos materiais necessários para a apresentação. Mais detalhes sobre os equipamentos disponíveis pela Comissão Organizadora e as possibilidades de formatos e linguagens para a apresentação dos trabalhos podem ser conferidas no arquivo geral que contém as Orientações para apresentação de trabalhos, disponível aqui.  

Tapiris de Saberes

O termo “Tapiri” faz parte do acúmulo metodológico do CBA/ABA e nos acompanha desde o IX CBA em Belém, em 2015. A palavra Tapiri é derivada da língua indígena “Caribe” e significa “Palhoça”, que é uma construção rústica, feita de palhas e que serve para abrigar pessoas em mobilidade pelos territórios. Apesar de ser um espaço provisório, tem um valor inestimável para essas pessoas, pois em seu significado mais profundo, prático e simbólico, oferece acolhimento, descanso e intensa troca de informações e saberes. 

O termo é muito conhecido entre populações amazônicas como seringueiros, agricultores e os próprios indígenas. Na experiência do IX CBA, em Belém do Pará, esse termo foi utilizado para nominar os espaços de apresentação dos resumos e relatos de experiências. Dando continuidade a essa proposta de horizontalidade de diálogos, o Tapiri no XI CBA será o lugar de convergência de muitos caminhos, do acolhimento fraterno de todas as experiências, da expressão das mais variadas linguagens, da escuta construtiva e da socialização de saberes.

Metodologia da Teia

A programação do XI CBA está organizada no formato de teia, que será composta por ambientes de diálogo de saberes, como os ambientes permanentes, ambientes de interação agroecológica, ambientes identitários e organizativos e os Tapiris de saberes. Todos esses ambientes contarão com fiandeiras da teia, pessoas que, a partir do uso de diversas linguagens artísticas, de tradição oral e tradição escrita, vão sistematizar as questões geradoras em torno do tema do congresso. 

Dia Nacional da Agroecologia é dia de luta

Estamos vivenciando o ano de 2019 com diversos ataques à segurança alimentar, à soberania dos povos tradicionais e à preservação do meio ambiente.

Ataques à vida!

São 2,3 mil agrotóxicos registrados no Brasil, desses, 800 são considerados extremamente tóxicos.

Como nos ensina Ana Maria Primavesi, "solo doente, planta doente, ser humano doente". Porém, esta incrível professora também nos ensina que o amor e cuidado com a terra, compreendendo toda sua vida e abundância, transforma a citação acima em outra, que buscamos construir coletivamente: "solo sadio, planta sadia, ser humano sadio".

É em homenagem a essa pioneira nos estudos sobre manejo ecológico do solo, agroecologia e agricultura orgânica que foi Primavesi que hoje, 3 de outubro, se comemora o Dia Nacional da Agroecologia.

Em meio a todos esses ataques, a agroecologia se apresenta como uma frente de luta e resistência pela vida. As experiências nos territórios, a troca e produção de conhecimento, o diálogo de saberes que costura a prática, a ciência e o movimento.



2ª fase de inscrições para XI CBA é prorrogada

Até o dia 15/10, é possível efetuar a inscrição para o XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) com os valores de contribuições da 2ª fase. A data-limite, que seria esta segunda, 30/09, foi prorrogada pela Comissão Organizadora.

Abertas no final do mês de junho, as inscrições têm três valores e períodos de contribuição diferentes dentro das categorias do congresso. É importante ressaltar que, quem submeteu trabalho, em texto ou vídeo, deve efetuar a conclusão da inscrição.

Quaisquer dúvidas relacionadas ao sistema de inscrições podem ser esclarecidas através do e-mail inscreva.secba2019@gmail.com.


Espaço de Cuidados ‘Dona Chica’ busca terapeutas voluntários para atuar durante o XI CBA

Agroecologia e promoção de saúde por meio das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) têm tudo a ver. As práticas integrativas englobam um conjunto de terapias que reforçam a ancestralidade dos povos tradicionais e a defesa do meio ambiente. Exemplo disso é o uso de plantas medicinais para prevenir e tratar enfermidades pela fitoterapia. Partindo desses saberes que dialogam, estão abertas as inscrições para que terapeutas se voluntariem para atuar durante o XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), que acontece de 4 a 7 de novembro de 2019, na Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Campus São Cristóvão.

Os atendimentos acontecerão no Espaço de Cuidados ‘Dona Chica’, que estará equipado com maca, cadeiras, álcool e papel toalha, entre outros materiais, de modo que as/os terapeutas possam acolher mulheres e homens de todas as idades. A proposta é fortalecer técnicas como reiki, fitoterapia, medicina chinesa, massagem, entre outras.  Também serão ofertadas rodas de conversa e vivência para partilhar saberes sobre a saúde da mulher, ancestralidade, espiritualidade e alimentação.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de outubro. Para se inscrever, basta baixar o formulário disponível aqui, preencher e enviar para o e-mail  todossomosum@hotmail.com, com o assunto “FICHA TERAPEUTA CBA”.

Dona Chica

O Espaço de Cuidados ‘Dona Chica’ é uma homenagem a Francisca Pereira da Silva, maranhense que reside há muitos anos em Cristinápolis/SE, realizando trabalhos como parteira e rezadeira. Desde 1969, quando trouxe a primeira criança nos braços, já foram realizados 669 partos.

Chica aprofundou conhecimentos por meio dos cursos de extensão na área de saúde popular, como DST, AIDS, Pré-parto, parto e fitoterapia. “A saúde popular é a única que conheço e a que usei até hoje na minha vida inteira. Ainda continuo cuidando das ervas, cuidando de crianças, senhoras, adultos, doentes, animais e de tudo o que necessita de meus cuidados populares para o benefício do seu bem-estar”, afirma.

Além de mestre da cultura e da saúde popular sergipana, Dona Chica também é símbolo de resistência e de ancestralidade. Mulher negra, de origem humilde e dona de um terreiro de matriz africana, ela afirma que foi a sabedoria da natureza que lhe ensinou a conquistar a vida.

Brinquedos de bambu serão construídos em oficina, veja como se inscrever

Em clima de contagem regressiva para a culminância do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), abrem-se as inscrições para a oficina de confecção de brinquedos lúdicos com bambu. Com 30 vagas disponíveis, a oficina acontecerá de forma gratuita e com emissão de certificado, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus São Cristóvão.

Será ministrada em dois encontros pelo bioconstrutor Tarciso Batista, responsável pela Bambuzeria EntreNós. O primeiro encontro ocorrerá de 03 a 05 de outubro, e o segundo, de 8 a 10 de outubro. Para receber o certificado, é necessária a participação em pelo menos dois dias de atividade. A  oficina será das 08h às 16h, com intervalo para almoço e na programação da oficina não está inclusa a alimentação.  As inscrições devem ser realizadas através do formulário online, disponível aqui.

O local de realização será na área verde que fica entre o prédio da Reitoria da UFS e o estacionamento. Em caso de chuva, a oficina acontecerá na sede do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação da UFS (Sintufs), localizado na Rua Gov. João Alves Filho, 547, Bairro Rosa Elze. Em caso de dúvida, entrar em contato através dos telefones 79 99924 1750 ou 79 98816 9100.

Os brinquedos construídos ao final do processo irão compor o Espaço Ciranda Infantil, no XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), que será realizado de 4 a 7 de novembro, na UFS. A oficina busca também atrair pessoas que tenham interesse em fazer parte da equipe de voluntárias/os e colaboradoras/es do CBA.

Espaço Ciranda Infantil

Criança, natureza, conhecimento e brincadeira são as propostas da Ciranda Infantil no XI CBA. O espaço faz parte dos chamados Ambientes Permanentes do Congresso, o que significa que permanecerá montado e aberto ao público durante os quatro dias do evento.

O compartilhamento de saberes entre crianças e adultos acontecerá por meio de rodas de conversa, oficinas e exposições. Ao todo já são 123 crianças inscritas para participar da Ciranda Infantil. Dessas, 41 são menores de três anos.

O bambu como matéria-prima na bioconstrução

Uma das vantagens de utilizar o bambu é que é uma alternativa social, econômica e ambientalmente sustentável que pode substituir a madeira e o plástico em diversos fins, desde a arquitetura até a confecção de artesanato e brinquedos. Os produtos possuem alta durabilidade, o que proporciona um consumo sustentável.

O Brasil é considerado uma das principais reservas de bambu no mundo, mas ainda se encontra em fase inicial na utilização dessa matéria-prima. É a planta de crescimento mais rápido no reino vegetal.  Em países da Ásia, a exemplo de Bali, o bambu é uma das principais matérias-primas no ramo da construção civil.

Comissão Local do XI CBA anuncia parceria com agência de viagens



Confira os pacotes de passagem e hospedagem preparados pela Propagtur Viagens e Turismo

O XI CBA já está chegando! Falta pouco mais de um mês para que Sergipe receba milhares de pessoas de todo o país - e de outras nações da América Latina - para um grande encontro de troca de experiências e saberes, intercâmbios, produção de conhecimento agroecológico, entre outras potências para o fortalecimento da agroecologia nos territórios.

Daqui de Sergipe, estamos intensamente animadas/os para receber todas/as as/os agricultoras/es, estudantes, representantes dos povos e comunidades tradicionais, pesquisadoras/es, professoras/es, entre outras/os que deverão colorir a Universidade Federal de Sergipe (UFS) de ciência, prática e movimento entre os dias 4 e 7 de novembro de 2019.

Com o objetivo de auxiliar as/os milhares de visitantes ao nosso forte e querido território, a Comissão Organizadora do Congresso celebra a realização de uma parceria com a Propagtur Viagens e Turismo, que preparou uma ampla diversidade de pacotes que incluem passagens aéreas e hospedagens em Aracaju (SE).

Basta acessar o site da Propagtur clicando aqui, escolher o pacote que mais se encaixa às disponibilidades e bolsos de cada um/a e contar os dias para participar dessa construção histórica que é o XI CBA!

Endereço: Universidade Federal de Sergipe - Campus São Cristóvão