DÚVIDAS FREQUENTES

1) Qual a data e local de realização do XI CBA?
O congresso terá sua culminância de 4 a 7 de novembro de 2019 em Sergipe. 

2) Por onde posso acompanhar as notícias do XI CBA? 
Pelo site do XI CBA (www.cbagroecologia.org.br) , pelo site da ABA-Agroecologia (www.aba-agroecologia.org.br), pela página no facebook da ABA (www.facebook.com/AssociacaoBrasileiraDeAgroecologia) e da Resea (www.facebook.com/redesergipanadeagroecologia/) , pelo Instagram da ABA (@aba.agroecologia) e da Resea (@resea.agroecologia).

3) Como posso realizar minha inscrição?
Para se inscrever acesse www.eventweb.com.br/xicba e escolha a categoria referente: público geral; profissional; assessor/a técnico/a; estudante; povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores/as. Atente para a opção de associado/a ou não à ABA-Agroecologia e os documentos de comprovação, como carteira estudantil e quitação de anuidade.

4) Até quando é possível efetuar a inscrição?

As inscrições podem ser feitas até o início do congresso, em novembro. Porém, há preços diferenciados de acordo com o período de inscrição. O primeiro valor de contribuição vai até o dia 31/07, onde todas/os que submeteram trabalhos precisam efetuar o pagamento, para validar o envio e prosseguir com a correção. O segundo período de contribuição vai até o dia 10/09.

5) Porque os preços estão tão altos?
Temos um grande desafio de autofinanciar o congresso, com grande parte do custeio vindo a partir das inscrições. E, por isso, alteramos minimamente a tabela de contribuições do X CBA, realizado em Brasília. Se manteve o valor para estudantes; público geral e profissional tiveram um pequeno acréscimo e a contribuição para famílias agricultoras, povos indígenas e comunidades tradicionais foram reduzidas. Cabe esclarecer, ampliando o olhar para outros congressos acadêmicos, que o XI CBA fez um esforço expressivo de reduzir suas taxas de inscrição e de criar preços diferenciados, respeitando as condições desiguais e estruturais nas quais estamos inseridas/os.

6) O que será viabilizado com o pagamento das inscrições?
A ABA-Agroecologia e a Comissão Local partilham de não receber recursos advindos de rubricas que não estejam sintonizadas aos princípios políticos que assegurem o diálogo e a coerência com as práticas da Agroecologia. Assim, toda a estrutura física, metodológica e operativa necessária para viabilizar o XI CBA será custeada, em grande parte, pelas inscrições, além de apoios específicos provenientes de organizações parceiras e com as quais haja uma convergência de princípios.

7) Quais possibilidades de efetuar o pagamento?
O pagamento deve ser realizado via boleto bancário. Para se inscrever, basta acessar a plataforma do sistema de inscrições e escolher a categoria referente, atente para a opção de associado/a ou não à ABA-Agroecologia.

Com a liberação do pagamento das inscrições via boleto bancário, o pagamento via depósito bancário torna-se inativo, com exceção a casos específicos, como pagamentos por empenho e instituições que não realizam pagamentos via boleto, entre outras questões pontuais que possam surgir. Nesses casos, o procedimento deverá ser solicitado através do e-mail: cba@fundacaoeliseualves.org.br.

É importante destacar ainda que o pagamento do boleto deve ser feito somente após 1 (um) dia útil, que é o tempo necessário para o banco registrar o boleto gerado. A validação da inscrição será realizada em até 3 (três) dias úteis após o pagamento do boleto, tempo necessário para executar os procedimentos entre o gerenciador e a plataforma de inscrição. Quem já se inscreveu e ainda não pagou, precisa acessar novamente o sistema de inscrições para gerar o boleto.


8) É possível pagar por boleto?
Não é possível efetuar o pagamento via boleto bancário, apenas as duas opções explicadas na questão acima.

9) Já paguei a inscrição e ainda não recebi a confirmação. O que está ocorrendo?

Todo o sistema de verificação do procedimento de inscrição é manual. Por isso, pedimos até três dias úteis, após o pagamento, para envio da confirmação. É necessário enviar a cópia do comprovante para o e-mail cba@fundacaoeliseualves.org.br, com as seguintes informações do participante: nome completo, CPF, endereço completo com CEP, e-mail, telefone, informando o valor pago e categoria a qual se enquadra. Caso este prazo já tenha passado, escreva para cbanordeste@gmail.com, anexando o comprovante de depósito e seus dados pessoais (nome completo e CPF).

10) Não vou mais ao congresso e quero solicitar reembolso da inscrição. Como proceder?A política de cancelamento de inscrição do XI CBA define:
  1. Em caso de reprovação de trabalho submetido, o reembolso será de 90% do valor total pago.
  2. Em caso de desistência, o reembolso será de 50% do valor total pago.
  3. Em caso de solicitação de restituição por motivos institucionais ou por questões de depósito realizado com valor equivocado, o reembolso será integral, sendo descontados apenas os custos com as taxas bancárias.
Procedimento para a operacionalização do processo:
- A solicitação deve ser realizada através do sistema de inscrição (www.eventweb.com.br/xicba) a partir do cancelamento juntamente com o pedido de reembolso que está disponível na plataforma do sistema;

- Em seguida, a/o participante deve enviar um e-mail para cba@fundacaoeliseualves.org.br com a seguintes informações:
  1. Nome completo:
  2. CPF:
  3. Dados bancários:
  4. Motivo da solicitação de reembolso:
  5. Nome e código do trabalho reprovado, no caso de motivo 1.
*As solicitações de reembolso serão aceitas até o dia 30 de setembro de 2019 e as devoluções serão realizadas até o dia 31 de outubro de 2019.

*É importante ressaltar que os recursos arrecadados com as inscrições são a principal fonte financeira para a realização do congresso. Os valores cobrados pelo cancelamento são referentes às taxas administrativas e à necessidade de garantir a estrutura básica para a materialização do sonho coletivo de um CBA nordestino popular e colaborativo.


11) Quais as categorias para submissão de trabalhos?  
Serão aceitas submissões na forma de resumo expandido, relato de experiência técnica e relato de experiência popular, que poderão ser enviados em texto e em vídeo.

12) O prazo para envio de trabalhos ainda está aberto? Não encontrei as normas de submissão de trabalhos. Onde estão disponíveis? 
Não, o prazo para submissão foi de 02 de abril a 05 de julho de 2019. As normas de submissão de trabalhos (em texto e vídeo) encontram-se em http://www.cbagroecologia.org.br/p/submissoes_17.html

13) Qual o prazo para aceite final dos trabalhos enviados?

O prazo de aceite dos trabalhos (texto e vídeo) é 30/09, já com as correções feitas (quando necessárias). Ressaltamos que para os trabalhos serem validados é preciso que haja uma pessoa (autor/a) devidamente inscrita e quite com o pagamento do congresso no primeiro período de contribuição, que se encerra dia 30/09. Até o início de agosto enviaremos as primeiras correções para o endereço de e-mail fornecido no cadastro dos Cadernos de Agroecologia.

14) Tento acessar a plataforma Cadernos de Agroecologia e não consigo. Como proceder?
O primeiro passo é tentar acessar por outro navegador. Caso ainda não consiga, envie um e-mail para a Comissão Técnico Científica (ctc.xi.cba@gmail.com) informando o problema, juntamente com seu nome completo, título e código do trabalho submetido.

15) Quantos trabalhos foram submetidos?
Recebemos 2800 trabalhos em texto e, até o momento, 80 relatos de experiência popular em vídeo, um número recorde em todas as edições do congresso! Nos últimos cinco dias foram quase dois mil trabalhos enviados, criando um intenso fluxo de correção e retorno dos trabalhos. Por isso pedimos um pouco de paciência para todas/os que enviaram, até que se normalize a situação junto as/os avaliadoras/es.

16) Porque ainda não recebi as correções necessárias para o meu trabalho?

Como dito acima, recebemos uma quantidade muito grande de trabalhos nos últimos dias de submissão, alterando o cronograma de avaliações inicialmente previsto. Por isso as correções ainda não foram enviadas. Novamente pedimos a compreensão e paciência de todas/os, os trabalhos serão enviados à medida que forem corrigidos.

17) Há limite de trabalhos submetidos pela mesma pessoa?
Sim, limite de dois trabalhos como primeiro/a autor/a e ilimitado como co-autor/a.

18) Posso enviar a mesma experiência em duas categorias diferentes - texto e vídeo?

Não, cada experiência deve ser submetida em apenas uma categoria, a ser escolhida por quem está submetendo o trabalho.

19) Gostaria de oferecer uma oficina ou vivência. É possível?
Sim, toda participação e apoio na organização do XI CBA é bem vinda! A Comissão de Metodologia publicou uma chamada para atividades autogestionadas, como oficinas, vivências, performances. A chamada e formulário de inscrição estão disponíveis aqui no site do XI CBA.

20) Quero ser voluntária/o! Como posso contribuir?
A Comissão Local está trabalhando na programação do congresso e nas possibilidades de apoio e trabalho voluntário. Em breve divulgaremos mais informações!