Inscrições prorrogadas para Festival Internacional de Cinema Agroecológico, que integra programação do XI CBA

“A arte não é só talento, mas sobretudo coragem". (Glauber Rocha)

Não é de hoje que a arte influencia a vida das pessoas. Porém, é de conhecimento de poucos o poder que o cinema tem em nossas vidas. Quase tudo o que se vê hoje culturalmente no país é resultado da reunião das crenças que, direta ou indiretamente, transmitem suas características culturais as quais formaram o que hoje é a América Latina: um conglomerado de povos, culturas, crenças, cores, movimentos, lutas e resistências.

Ao abordar as condições próprias da vida cultural brasileira, os/as realizadores/as, bem como os/as produtores/as, roteiristas e outros/as atores/atrizes da América Latina, ao longo dos tempos buscaram filmar o seu povo da forma mais próxima possível, demonstrando suas vivências, histórias, tragédias, lendas, musicalidade e religiosidade como expressões legítimas da alma latina.

E para potencializar a difusão de toda essa produção cinematográfica latinoamericana o Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FICAECO) 2019 será realizado entre os dias 5 a 7 de novembro de 2019, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Sendo também uma rica oportunidade de promover o intercâmbio entre pessoas ligadas ao cinema, como produtores/as, diretores/as, atores e atrizes, roteiristas, entre outros, além de pesquisadores/as, povos indígenas e comunidades tradicionais.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o FICAECO foram prorrogadas e estão abertas até o dia 15 de setembro, sendo totalmente gratuitas. Vale ressaltar que o festival compõe a programação do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), que ocorrerá na Universidade Federal de Sergipe (UFS) no mesmo período em novembro.

Formada por uma equipe diversa, a equipe de curadoria têm o intuito de aproximar o FICAECO do estado da arte, pois a comissão contemplará mais gêneros e vai ampliar as oportunidades cinematográficas voltadas para a agroecologia. São representantes de diversos estados brasileiros e também de países como Argentina, Cuba, Colômbia, entre outros.

Poderão ser inscritos no FICAECO filmes realizados a partir de 1º de janeiro de 2016, nas modalidades curta, média e longa-metragem, a partir dos gêneros: ficção, animação, documental ou experimental, com temática agroecológica, ou seja, voltados por exemplo para a Agricultura Urbana e Rural; Agrotóxicos e Transgênicos; Biodiversidade e Bens Comuns dos Agricultores, Povos e Comunidades Tradicionais; Campesinato e Soberania Alimentar; Comunicação Popular e Agroecologia; Cultura Popular, Arte e Agroecologia; Mulheres, Feminismos e Agroecologia;  Terra, Território e Ancestralidade; Direitos humanos, entre tantas outras temáticas que trazem o saberes e fazeres da agroecologia nos territórios.

As submissões são totalmente gratuitas. A inscrição eletrônica e o regulamento (em português e espanhol) estão disponíveis no site do XI CBA: http://www.cbagroecologia.org.br/p/ficaeco.html
Para mais informações e contato com a comissão organizadora do FICAECO, escreva para: ficaeco@gmail.com

Endereço: Universidade Federal de Sergipe - Campus São Cristóvão