Festival Internacional de Cinema Agroecológico integra programação do XI CBA

“A arte não é só talento, mas sobretudo coragem". (Glauber Rocha)


Não é de hoje que a arte influencia a vida das pessoas. Porém, é de conhecimento de poucos o poder que o cinema tem em nossas vidas. Quase tudo o que se vê hoje culturalmente no país é resultado da reunião das crenças que, direta ou indiretamente, transmitem suas características culturais as quais formaram o que hoje é a América Latina: um conglomerado de povos, culturas, crenças, cores, movimentos, lutas e resistências.

Ao abordar as condições próprias da vida cultural brasileira, os/as realizadores/as, bem como os/as produtores/as, roteiristas e outros/as atores/atrizes da América Latina, ao longo dos tempos buscaram filmar o seu povo da forma mais próxima possível, demonstrando suas vivências, histórias, tragédias, lendas, musicalidade e religiosidade como expressões legítimas da alma latina.

E para potencializar a difusão de toda essa produção cinematográfica latinoamericana o Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FICAECO) 2019 será realizado entre os dias 5 a 7 de novembro de 2019, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Sendo também uma rica oportunidade de promover o intercâmbio entre pessoas ligadas ao cinema, como produtores/as, diretores/as, atores e atrizes, roteiristas, entre outros, além de pesquisadores/as, povos indígenas e comunidades tradicionais.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o FICAECO estão abertas até o dia 15 de agosto e são gratuitas. Vale ressaltar que o festival compõe a programação do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), que ocorrerá na Universidade Federal de Sergipe (UFS) no mesmo período em novembro.

Com uma Curadoria formada por uma equipe diversa, os perfis escolhidos têm o intuito de aproximar o FICAECO do estado da arte, pois a comissão contemplará mais gêneros e vai ampliar as oportunidades cinematográficas voltadas para a agroecologia. São representantes de diversos estados brasileiros e também de países como Argentina, Cuba, Colômbia, entre outros.

Poderão ser inscritos no FICAECO filmes realizados a partir de 1º de janeiro de 2016, nas modalidades curta, média e longa-metragem, a partir dos gêneros: ficção, animação, documental ou experimental, com temática agroecológica, ou seja, voltados por exemplo para a Agricultura Urbana e Rural; Agrotóxicos e Transgênicos; Biodiversidade e Bens Comuns dos Agricultores, Povos e Comunidades Tradicionais; Campesinato e Soberania Alimentar; Comunicação Popular e Agroecologia; Cultura Popular, Arte e Agroecologia; Mulheres, Feminismos e Agroecologia;  Terra, Território e Ancestralidade; Direitos humanos, entre tantas outras temáticas que trazem o saberes e fazeres da agroecologia nos territórios.

As submissões são totalmente gratuitas. A inscrição eletrônica e o regulamento (em português e espanhol) estão disponíveis no site do XI CBA: http://www.cbagroecologia.org.br/p/ficaeco.html

Para mais informações e contato com a comissão organizadora do FICAECO, escreva para: ficaeco@gmail.com