Prorrogado o prazo para submissão de relatos de experiência popular em vídeo



Dona Sonia Costa, camponesa da comunidade Serra dos Morros, município de Francisco Santos (Piauí) e integrante do Movimento dos Pequenos Agricultores, nos traz a novidade: o prazo para submissão dos relatos de experiência popular em vídeo foi prorrogado até o dia 26/07.

O convite é para que todas agricultoras e agricultores, do campo e da cidade, camponesas e camponeses, povos indígenas e comunidades tradicionais, gravem suas experiências e enviem seus vídeos para o XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA). Momento de juntas e juntos - campo popular e acadêmico - dialogarmos sobre as variadas e ricas experiências agroecológicas que são postas em prática todos os dias nas cinco regiões do país.

É nos territórios e com a mão na terra que construímos a agroecologia enquanto ciência, prática e movimento. Por isso, pela primeira vez, é possível enviar relatos de experiência popular em vídeo para o CBA, um passo a caminho da ecologia de saberes e de espaços que possibilitam o diálogo e intercâmbio de conhecimento e experiências.

E não pense que é preciso uma super produção para enviar seu relato. Os vídeos devem ser gravados pelo celular, na horizontal e ter até cinco minutos de duração. O intuito é que as famílias agricultoras sejam as protagonistas das histórias e que estejam também no congresso para compartilhar suas experiências.

Assim, se você agricultor ou agricultora desenvolveu, por exemplo, uma experiência agroecológica com o uso de uma receita caseira no controle de uma praga de uma hortaliça cultivada na sua horta, você poderá contar o que é a receita, mostrar como fez a receita, como aplicou na planta, os resultados alcançados e, se possível, gravar imagens que mostrem esse processo. Seja qual for a sua experiência, use a sua criatividade e explore ao máximo a riqueza de imagens que for possível captar e que mostra os seus saberes para os/as participantes do Congresso.

As normas para envio dos vídeos, bem como algumas dicas para sua produção, estão disponíveis no site do CBA - http://www.cbagroecologia.org.br/p/submissoes_17.html. Se tiver alguma dúvida ou dificuldade, nos escreva: curadoriadevideos.cba@gmail.com.

Informamos que a decisão de prorrogar o prazo da submissão apenas na categoria de relatos de experiência popular em vídeo foi devido à sua abertura posterior aos trabalhos em texto. O processo de inscrição é o mesmo para todas as categorias de submissão.

#rumoaocba
#ecologiadesaberes
#audiovisual

Endereço: Universidade Federal de Sergipe - Campus São Cristóvão