I Workshop de Agroecologia e Agroturismo de Sergipe estimula a pesquisa e o diálogo de saberes rumo ao XI CBA

“Sergipe, cajueiro em flôr, esse é o meu lugar.
Caatinga, monte e cerrado, vaqueiro voraz.
Ilha do Ouro negro, futuro do meu país.
No Cânion do São Francisco quero te encontrar.
Aracaju, minha menina, princesa do mar.
São Cristovão, Laranjeiras terra de orixás.
Cacíque Serigy, xokós, xaxado, xote e baião.
Sergipe, você nunca sai do meu coração...”


Feira de produtos agroecológicos durante evento
Na voz de Gildete Aragão e acompanhamento do músico e maestro Daniel Freire, foram iniciadas as atividades do I Workshop de Agroecologia e Agroturismo, recebendo, no cenário, produtos do espaço rural de Sergipe e convidando todos a enaltecerem a beleza dos recantos e da cultura sergipana, descritas nos versos da música “Sergipe, o meu lugar”, de autoria de Luiz Fontinelli.

O evento, ocorrido nos dias 21 e 22 de maio, no Centro de Pós Graduação do IFS, teve como proposta promover a pesquisa e o desenvolvimento do turismo de base comunitária integrado a agroecologia, por meio do diálogo de saberes, na perspectiva da multifuncionalidade do campesinato. Sob a ótica da sustentabilidade ambiental e da promoção da economia local, foi realizada uma Oficina de Bioconstrução, com a confecção das bancas de bambu e aquisição dos materiais do evento, como canecas e bolsas. Também culminou com a Reunião Preparatória para o XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), que acontecerá entre os dias 04 e 07 de novembro de 2019, na Universidade Federal de Sergipe (UFS).

O evento contribuiu para promover o diálogo de saberes
Com o objetivo de dar visibilidade às experiências, o público foi composto por pesquisadores, estudantes, representantes de instituições de pesquisa e de fomento, comunidades tradicionais, camponeses e artesões inseridos na agroecologia e no agroturismo. Para facilitar o diálogo dos públicos diferenciados, foram realizadas dinâmicas de grupos, socialização de experiências e a Feira dos Produtos Agroecológicos e da Sociobiodiversidade, construído pela Coordenação do Curso de Pós Graduação de Turismo do IFS e pelo Núcleo de Estudos Agroecológicos do IFS (NEA/IFS).  
O Workshop contou com o apoio da Rede Sergipana de Agroecologia (RESEA) e com palestrantes da UFS e da Embrapa Tabuleiro Costeiros, tendo importantes contribuições dos estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, do Curso de Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, das Cooperativas e Associações Agroecológicas e da Linha de Pesquisa em Turismo de Base Comunitária.

Por meio de metodologias participativas, foram realizadas reflexões sobre as rotas de saberes, sabores e encantos das comunidades de Sergipe, que servirão de base para as atividades de visitação durante o XI CBA.

Texto e fotos: Márcio Santos

Endereço: Universidade Federal de Sergipe - Campus São Cristóvão