Visita Técnica 4

Tipo de Experiência: Vivência numa comunidade Tradicional Ribeirinha, onde o visitante poderá acompanhar a coleta e extração do açaí, conhecer um pouco sobre o uso tradicional da flora local. Ver a experiência da Universidade Federal Rural da Amazônia com a implantação de um modelo de desenvolvimento sustentável nesta ilha.

Descrição da Atividade: No dia 02 de outubro será realizada uma visita técnica a uma comunidade tradicional ribeirinha, localizada na Ilha das Onças, Barcarena, PA. Para se deslocar até essa comunidade será feita a travessia de barco da Baia do Guajará, são 5 km, aproximadamente 40 min. Nesta travessia você deixa para trás Belém e adentra a Ilha das Onças, formada por uma paisagem com predomínio de açaizais. Chegando a Ilha, a primeira parada é na Casa do Artesão onde você irá conhecer um pouco da comunidade e do trabalho que a UFRA vem desenvolvendo na mesma. Trabalho esse que teve como objetivo central a implantação de um modelo de desenvolvimento sustentável na comunidade do Furo Grande. Em seguida serão apresentadas duas tecnologias sociais, uma para a coleta e armazenamento da água da chuva, implantada para resolver o problema da falta de água potável nesta comunidade e a outra é o banheiro ecológico para resolver a falta de saneamento básico na Ilha.

Durante a visita será percorrida uma trilha ecológica de aproximadamente 800 m, na qual você poderá conhecer um pouco da biodiversidade local e seus usos pela comunidade. Ver ainda a experiência de restauração da biodiversidade por meio da implantação de um meliponário, com reintrodução de uma abelha nativa a uruçú amarela. Durante este percurso haverá uma parada para acompanhar a comunidade na coleta e debulha do açaí. No final desta trilha você irá pegar um barco e navegar pelo furo grande retornando á Casa do Artesão. Lá você poderá ajudar a debulhar o açaí, extrair a sua polpa e degusta-la. Na casa do artesão terá ainda a opção de degustar creme de cupuaçu enquanto se aprecia o artesanato local, que estará disponível para a compra.

Localização: Ilha das Onças, município de Barcarena – Pará. Visita a casa do artesão e trilha ecológica.

Data: 02/10/2015

Horário: Saída 07h30min

Retorno 12h00min

Vagas: 20

Valor da Visita: R$ 40,00

Coordenador/a: Vania Neu

Contato: bioneu@yahoo.com.br