Visita Técnica 1

Tipo de Experiência: Visita a lotes do Assentamento Mártires de Abril com experiências agroecológicos, como no preparo de área com cobertura do solo e adubação verde e no controle de pragas como a defesa natural contra insetos nocivos, em meio à criação de aves e peixes.

Descrição da Atividade: O Assentamento Mártires de Abril localiza-se na Ilha de Mosqueiro, distante 77 km de Belém e é um Distrito Administrativo pertencente à capital paraense constituído por várias ilhas banhadas pela Baía do Marajó, localizada à costa oriental do Rio Pará, braço Sul do Rio Amazonas, e embora fazendo parte da capital, apresenta características rurais com atividades econômicas voltadas para a agricultura, criação de pequenos animais, extrativismo e pesca artesanal. Tal assentamento, que conta com a organização interna do MST, foi criado no ano de 2001 com 91 famílias distribuídas em uma área de 408 ha, em uma região de vegetação secundária e de pedreira antes explorada. Apresenta algumas experiências, sobretudo em lotes intitulados agroecológicos e em quintais agroflorestais, baseadas nos princípios da agroecologia como cobertura permanente do solo, adubação verde e defesa natural contra insetos nocivos, em meio à criação de aves e também de peixes.

Em estudo realizado em 2010, foram identificadas mais de 115 espécies, onde as principais espécies são arbóreas madeireiras e frutíferas, plantas medicinais e ornamentais, hortaliças e para produção de mudas, e a atividade técnica será de visitação destas experiências de base agroecológicas em lotes de assentados. 

Localização: Assentamento Mártires de Abril / Município Belém / Ilha de Mosqueiro 
 
Data: 27/09/2015

Horário: 08h00 – Saída da Praça do Operário em São Brás

10h00 – Visita nos Lotes Agroecológicos

12h00 – Volta pela ilha até o restaurante / 12:30 – Almoço no Hotel Fazenda Paraíso

14h00 - Retorno

Vagas: 20

Valor da Visita: R$ 10,00

Coordenador/a: José Júnior

Contato: josegomesdemelojunior@gmail.com

Observações Pertinentes: Após as atividades não haverá almoço no pacote. Sugerimos para o almoço na ilha, por conta de cada pessoa em restaurante local, o restaurante do Hotel Fazenda Paraíso que fica a beira-rio.